DicasQualidade de VidaSaudeVocê Conhece

O que é Aromaterapia?

Postado em6 de agosto de 2014 | Por: | Categorias: Dicas,Qualidade de Vida,Saude,Você Conhece | 0 Comentário

AromatherapyA aromaterapia é um seguimento da medicina natural que trabalha o equilíbrio do corpo e da mente, através de um conjunto de formas terapêuticas que utiliza óleos essenciais para auxiliar no tratamento de problemas de saúde.

Os óleos essenciais são extraídos do reino vegetal (flores, folhas, frutos e raízes). Acredita-se que o conhecimento dos chineses sobre óleos medicinais chegaram ao Ocidente por intermédio dos gregos e dos romanos. Os egípcios embalsamavam suas múmias com resinas e óleos aromáticos.

A aromaterapia é registrada por quase todas as antigas civilizações através do uso de óleos, incensos e perfumes. Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes, ou relaxantes. Quando usadas na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos.

Os óleos possuem a capacidade de restabelecer a o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano , suas propriedades também auxiliam no relaxamento, na meditação e dão a sensação de bem estar.

 

Alguns dos óleos essenciais:

Anis – Utilizado em desodorantes, perfumes por sua fragrância adocicada. Conhecido também por sua ação antisséptica e estimulante. Carminativo e regenerador.

Bergamota – Sua ação antisséptica e cicatrizante parece benéfica às condições de pele oleosa. Pode ser útil no tratamento da acne, seborréia da pele e couro cabeludo. Excelente no tratamento de lesões cutâneas, em combinação com eucalipto. Parece evitar estados de irritação e frustração, sendo excelente no tratamento da ansiedade, depressão e tensão nervosa. Fornece confiança e é um reanimador.

lavanda

Cedro – Reconhecido como óleo terapêutico desde os tempos antigos. Como adstringente, útil para proteção de peles oleosas e manchadas. Quando utilizado como óleo de massagem, ajuda no combate à celulite. Utilizado em guarda-roupas para repelir traças. Os Tibetanos utilizam o óleo de cedro como incenso em seus templos.
Sedativo, relaxante, diminui ansiedade e antisséptico.

Gerânio – Um óleo de odor doce, floral e relaxante. Um excelente óleo adstringente para todos os tipos de pele (equilibra sua oleosidade). Usado em produtos para cuidado da pele tanto pela sua fragrância como pelas suas propriedades de limpeza. Útil para massagem, no tratamento da celulite. Misturado com lavanda e bergamota produz um excelente perfurmador de ambiente. Ótimo para uso em óleo de massagem, para produção de perfumes e sabonetes. Antidepressivo, benéfico contra tensão e ansiedade, frustração e irritabilidade. Coloca a mente em equilíbrio. Para depressão, medos e ansiedade.

Hortelã – Energizante para mente e corpo, é utilizado em banhos por seu efeito refrescante. Também é usado em produtos para limpeza de pele e aromaterapia.
Analgésico, antisséptico, tônico físico e mental.

 Lavanda – Sem dúvida, um dos óleos mais versáteis e úteis. Excelente para refrescar músculos cansados, pés e cabeça. Possui aroma floral muito agradável. Também utilizado contra queimaduras, possuindo propriedades antissépticas. Calmante, relaxante para a mente. Para TPM, insônia e estados nervosos.

canela