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Dicas para preparar uma Ceia de Natal saudável

Postado em19 de dezembro de 2014 | Por: | Categorias: Dicas,Qualidade de Vida,Saude | 0 Comentário

O Natal está chegando e com ele a preocupação do que preparar para a Ceia a Tribo Verde traz dicas para torna-la mais saudável!

Esse é um dos momentos em que é mais provável deixar de lado uma alimentação saudável de um ano todo e cair nos exageros. Mas saiba que é possível aproveitar bem a Ceia e ainda assim continuar mantendo os cuidados com a Saúde.

Vamos falar sobre isso e também dar algumas dicas básicas de saúde relacionadas ao preparo de um dos maiores símbolos da ceia, o Peru de Natal.

PERU-COM-ERVASO Peru de Natal: Regras básicas para descongelá-lo

O Primeiro Passo é verificar se há espaço disponível no freezer e na geladeira para armazenar o Peru.

O Descongelamento do peru deve ser feito sempre com antecedência. São três as formas de descongelamento seguras: na geladeira, em água corrente ou no microondas, mas nunca em temperatura ambiente.

Certifique-se que o peru está totalmente descongelado, pois se ele ainda tiver partes congeladas, o tempo de cozimento não será suficiente podendo levar à sobrevivência de bactérias e potencial infecção alimentar.

Um Peru descongela cerca de 2,2 kg ao dia estando em um recipiente na geladeira. O ideal é que ele esteja totalmente descongelado na véspera de preparo, para que possa temperá-lo.

Sugestões de alimentos para uma Ceia mais Saudável
Pequenas mudanças na forma de preparo e algumas substituições de alimentos gordurosos por outros mais saudáveis podem deixar os tradicionais alimentos da ceia de natal mais saudáveis. Comer com moderação e bom senso também auxilia bastante aqueles que não querem deixar de aproveitar os banquetes das comemorações.

Algumas dicas são:

  • Dê preferência a carnes magras e sem pele
  • Opte pelas carnes grelhadas, se for possível
  • Evite utilizar molhos muito gordurosos
  • Troque alguns alimentos pela sua versão integral, como o arroz e massas
  • Prefira as frutas oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas ao invés das frutas cristalizadas que possuem muito açúcar. É Importante não exagerar na quantidade do consumo, pois estas frutas oleaginosas também possuem bastante gordura
  • Em questão de calorias, o peru é a melhor opção se comparado com o tender e o chester. Mas atenção, consuma-o sem a pele.
  • Não exagere no consumo do Panetone que possui muitas calorias e é pobre em nutrientes.
  • Para a sobremesa, opte por frutas frescas

Fique de olho nessas pequenas dicas e aproveite a Ceia de Natal sem peso na consciência!